top of page

SAIBA COMO OBTER O MEDICAMENTO CONTRA HEMOFILIA A QUE PODE CUSTAR R$ 80.000,00 POR FRASCO

  • Foto do escritor: jamillyguasti
    jamillyguasti
  • 13 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

A hemofilia A é uma doença hemorrágica, caracterizada pela deficiência da atividade coagulante do fator VIII.


A prevalência estimada da hemofilia é de aproximadamente um caso em cada 5.000 a 10.000 nascimentos do sexo masculino para a hemofilia A, conforme Manual do Ministério da Saúde denominado “Manual de Hemofilia”.


Uma das piores complicações que acometem os pacientes com hemofilia é o desenvolvimento de inibidores, que são anticorpos direcionados contra o fator VIII (responsável pela coagulação sanguínea).


Neste caso, os pacientes passam a apresentar episódios hemorrágicos de difícil controle, que em casos graves pode levar à MORTE, também de acordo com o Ministério da Saúde (Manual “Hemofilia Congênita e Inibidor: Manual de Diagnóstico e Tratamento de Eventos Hemorrágicos”).



A terapia convencional para esses casos é a imunotolerância, que consiste na infusão intravenosa de fator VIII várias vezes (de 3 a 7 dias por semana) por tempo prolongado, com a finalidade de erradicar o inibidor.


Entretanto, nem todos os pacientes estão aptos a realizar o tratamento, seja por dificuldade de acesso venoso, seja por ausência de resposta à imunotolerância.


Uma das mais eficazes alternativas é o tratamento com a medicação chamada EMICIZUMABE.

O EMICIZUMABE tem atuação eficaz na prevenção e redução de sangramentos em pacientes com hemofilia A grave.


Ocorre que seu custo pode chegar a R$ 80.000,00 por frasco, o que inviabiliza sua aquisição pela maioria das pessoas.


Entretanto, o que você provavelmente não sabe é que é possível obter a medicação de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde - SUS, principalmente porque o EMICIZUMABE está previsto nos atos normativos do SUS para o tratamento da doença, que pode levar o paciente à morte.


Portanto, desde que você possua indicação expressa do médico assistente, é garantido o direito ao tratamento.


Ainda que o requerimento na Farmácia Cidadã seja negado ou esteja pendente de análise, é possível obter a medicação através da via judicial.


Se esse é o seu caso, entre em contato com um advogado especialista e de confiança para receber mais orientações.


ความคิดเห็น


bottom of page